Connect with us

Hi, what are you looking for?

El Diario de Noticias

mundo das notícias

O modelo da ″escravatura″ e o modelo da ″pobreza″. Há um mar a separar PSD e PCP


O líder do PSD trazia a frase ensaiada – «há todo um mar que nos separa»-, mas encaixou perfeitamente no debate que o opôs na SIC ao líder parlamentar do PCP, João Oliveira, que substituiu Jerónimo de Sousa.

Rui Rio procurou demonstrar que os comunistas «defendem as mesmas ideias desde 1975» e que o modelo económico que querem para o país, sobretudo as nacionalizações, conduziriam «à ruína económica» e ao «empobrecimento» do país.

João Oliveira, que também é cabeça de lista da CDU em Évora, bateu-se pela ideia de que o PSD não é alternativa ao PS e que «tem propostas que não são para levar a sério. Se estava «nervoso», como disse quando chegou aos estúdios da SIC, a verdade é que o líder parlamentar comunista respondeu taco-a-taco ao presidente social-democrata, nesse «mar» que os separou politicamente.

Passada a cortesia dos desejos de que corra tudo bem com a operação do secretário-geral comunistas e de João Oliveira rejeitar que esteja em marcha mudança de liderança no seu partido, os 25 minutos que se seguiram foi de confronto total, embora polido, sobre o modelo económico defendido pelos dois partidos.

Rui Rio começou logo por se demarcar do PCP. Disse que o seu partido é defensor de mais iniciativa privada, menos impostos, menos elefantes brancos, de espírito reformista e menos facilitismo. «Na Assembleia da República o PCP senta-se à esquerda do Bloco de Esquerda. Não percebo isso. Lendo o programa, efetivamente é a mesma coisa que ir ler o que o PCP defendia em 1975», atirou o líder social-democrata.

João Oliveira ripostou com a ideia de que, tal como o PS, o PSD não deixou que os problemas fossem resolvidos». Defendeu a necessidade de aumentar os salários, incluindo os médios, o que considerou «grande emergência nacional e solução para os problemas do país».



Source link

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Saúde

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Cultura

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Saúde

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Cultura

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora.