Connect with us

Hi, what are you looking for?

El Diario de Noticias

mundo das notícias

Debate PS-IL. Soluções antagónicas exceto na regionalização


João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal, e António Costa, secretário-geral do PS, iniciaram ontem o seu debate na TVI com uma típica discussão de copo meio cheio/copo meio vazio. Tema: o progresso económico (ou não) nos últimos anos.

Enquanto Cotrim de Figueiredo caracterizou a situação económica como sendo de «estagnação», apresentando números comparativos com os da UE atestando a sua versão dos factos, António Costa argumentou em sentido contrário, salientando, em conclusão, que «Portugal não se limitou a crescer – cresceu bem».

O debate revelou, evidentemente, as diferenças entre um socialista (Costa) e um liberal (Cotrim de Figueiredo), mas também mostrou que há um dossiê em que o antagonismo não é total. E esse dossiê chama-se regionalização. Foi já no final da conversa que o tema surgiu, por iniciativa da jornalista moderadora, Sara Pinto.

Costa reafirmou a intenção de fazer um referendo em 2024 mas assegurou que a criação de regiões administrativas não implicará nem crescimento da dívida pública nem crescimento da despesa pública.

Na resposta, o presidente da IL não recusou a regionalização em si mesma, afirmando que é uma discussão que permanece em aberto no seu partido. Esclareceu, de resto, que a IL nunca alinhará com esta reforma sem perceber as competências ao certo que serão atribuídas às regiões, os custos que isso poderá implicar e ainda, com precisão, o mapa.

O presidente da IL apresentou-se no debate munido daquilo que identificou como slides e brincou mesmo dizendo que iria bater todos os recordes no recurso a este auxiliar argumentativo (e Costa respondeu «não venho armado com slides, basta a realidade»).



Source link

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Saúde

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Cultura

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Saúde

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Cultura

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora.