Connect with us

Hi, what are you looking for?

El Diario de Noticias

mundo das notícias

subida dos preços da energia pode ser um travão à recuperação


O Presidente da República alertou esta sexta-feira que, a confirmar-se uma subida dos preços da energia, isso poderá ser um travão à recuperação económica, e referiu que esta é uma preocupação de vários países europeus.

«Isso, a confirmar-se, pode ser um travão ou uma desaceleração da recuperação económica», declarou Marcelo Rebelo de Sousa, à saída Reitoria da Universidade de Lisboa.

O chefe de Estado tinha sido questionado sobre o anúncio feito na quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de que o preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 01 de outubro, em 1,05 euros por mês para a maioria dos clientes doméstico do mercado regulado.

Na resposta, o Presidente da República disse que «as economias de todo o mundo já há algum tempo que estavam a chamar a atenção para o problema do aumento do custo da energia» e que houve quem antecipasse efeitos «na vida das pessoas, mas também na economia, também na produção», realçando que «isso pode ter consequências, por exemplo, na inflação».

«Vamos ver o que é que se vai passar. Sei que é uma preocupação ampla. Ainda agora em Roma ouvi essa preocupação de vários países, de estar a ver-se finalmente chegar aos preços da eletricidade em geral, da energia, aquilo que foi o aumento na origem «, acrescentou, referindo-se à reunião de chefes de Estado da União Europeia do Grupo de Arraiolos em que participou na quarta-feira.

Questionado sobre o projeto de lei do PSD hoje aprovado na generalidade, com a abstenção do PS, para que o Tribunal Constitucional passe de Lisboa para Coimbra, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar este assunto até eventualmente lhe chegar às mãos um diploma para promulgação: «Vou esperar e depois logo vejo».



Source link

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Saúde

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Saúde

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Cultura

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cultura

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora.