Connect with us

Hi, what are you looking for?

El Diario de Noticias

mundo das notícias

Terrorismo e segurança em Portugal. Factos, dúvidas e erros


Primeiro o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, depois o primeiro-ministro, António Costa e o Presidente da República, Jorge Sampaio e, por fim, o Presidente da República em exercício Marcelo Rebelo de Sousa com um grupo de embaixadores estrangeiros, visitaram um restaurante onde um dos empregados é suspeito de ser terrorista do Daesh. Os especialistas dizem que foi um erro de segurança.

Quem e em que ponto da cadeia de partilha de informações falhou? Que conclusões tirou o Sistema de Segurança Interna (SSI), que coordena as polícias e os serviços de informações?

O risco a que foram sujeitas estas altas entidades (já para não falar do dos próprios refugiados que com aquele suspeito trabalharam e conviveram), o embaraço nacional e internacional causado com a inaudita situação seria razão para um terramoto na organização do sistema de segurança e uma reflexão profunda sobre o que fazer para não voltar a acontecer. Porém, nenhuma das entidades envolvidas quis comentar ou explicar.

Apenas Marcelo Rebelo de Sousa admitiu o que era óbvio: ninguém o tinha informado.

Quando o ministro Eduardo Cabrita visitou o Mezze, logo em novembro de 2017, as suspeitas sobre os irmãos iraquianos Yasser e Ammar (que nessa altura já lá trabalhariam, segundo um relatório posterior do Serviço de Informações de Segurança), detidos no passado dia dois, já tinham sido partilhadas entre as polícias que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT), entre as quais o SEF e a PSP sob sua tutela e esta última responsável pela sua segurança pessoal.

FACTOS

Julho de 2017



Source link

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Saúde

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Saúde

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Cultura

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cultura

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora.