Connect with us

Hi, what are you looking for?

El Diario de Noticias

mundo das notícias

Recuperar matérias, janelas abertas, máscaras. Guia para o novo ano letivo


Quando começa o ano letivo?

As aulas vão iniciar-se entre esta terça-feira e a próxima sexta-feira, dia 17, ficando ao critério de cada Agrupamento de Escolas a data precisa das atividades letivas. Em alguns casos, a receção dos alunos tem lugar no dia 17, começando as aulas a 20 de setembro.

Qual é o calendário escolar 2021-2022?

O 1.º período começa entre os dias 14 e 17 de setembro, terminado a 17 de dezembro, uma sexta-feira. A 3 de janeiro arranca o 2.º Período, que se prolonga até 5 de abril, mas conta com uma paragem no Carnaval (de 28 de fevereiro a 2 de março). As férias da Páscoa terminam a 18 de abril, começando o último período escolar no dia 19, uma terça-feira. O terceiro período chega ao fim a 7 de junho para os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, no dia 15 para os estudantes do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos e, para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, o ano letivo termina a dia 30 do mesmo mês.

Os alunos com menos dias letivos são os que estão em anos de exame, com 162 dias. As crianças do 1.º ciclo vão ter 180 dias de aulas este ano. Uma realidade contestada por André Pestana, coordenador nacional do Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que fala em decisões «antipedagógicas». «Já no passado alertamos que se o Ministério da Educação reconheceu que estes últimos anos foram particularmente exigentes e desgastantes para os alunos e os Profissionais de Educação (pessoal docente e não docente), além de injusto, não tem qualquer sentido exigir ainda mais de todos eles em particular quando é normal em junho verificarem-se temperaturas muito elevadas. É antipedagógico e apenas mais uma demonstração do desconhecimento que este ME tem das Escolas do país real», afirma.

Quem vai ter exames ou provas de aferição?

Para este ano letivo estão marcadas provas de aferição do ensino básico do 2.º, 5.º e 8.º anos, a realizar entre os dias 2 de maio e 8 de junho. Já as provas finais de 3º ciclo, fazem-se de 17 a 23 de junho (1.ª fase), com divulgação dos resultados a 11 de julho. A 2.ª fase decorre entre os dias 20 a 22 de julho, com afixação das notas a 5 de agosto. Os alunos de 2.º ano farão provas de Educação Artística, Educação Física, Português, Estudo do Meio e Matemática. Os de 5.º ano terão provas de Educação Visual e Educação Tecnológica, Matemática e Ciências Naturais. Os estudantes de 8.º ano verão testados os seus conhecimentos de Educação Física, Português, Português Língua Segunda, História e Geografia. As provas finais do 3.º ciclo, feitas pelos alunos do 9.º ano, serão novamente para as disciplinas de Português e Matemática. Recorde-se que, estes exames foram cancelados nos últimos dois anos letivos, devido à pandemia.

A 1.ª fase dos exames nacionais do secundário tem lugar entre os dias 17 de junho e 6 de julho, com resultados conhecidos a 19 desse mês. A segunda fase dos exames nacionais volta a acontecer ainda em julho, de 21 a 27, ao contrário dos dois anos letivos anteriores, onde os alunos fizeram esta fase de provas em setembro.

Os exames vão ter os mesmos moldes dos últimos dois anos letivos?

Ainda não foi decidido se a solução encontrada para os exames nacionais nos últimos dois anos letivos, quando o processo foi adaptado para responder às especificidades trazidas pela pandemia, vai manter-se. Questionado pelo DN, Augusto Fontainhas, presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), diz tratar-se de «uma questão oportuna», mas que a mesma «ainda não foi colocada em cima da mesa. «A grande prioridade, agora, é acompanhar o processo de arranque do novo ano letivo. Mais tarde, teremos que nos debruçar sobre isso. Temos que ver a evolução da pandemia. O Ministério da Educação vai definir os timings e consultar-nos para saber a nossa opinião. A decisão é sempre do Governo, nós apenas daremos o nosso parecer», explica.



Source link

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Saúde

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Saúde

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Cultura

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cultura

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora.